Continuando o artigo sobre recomendações para reduções de custos dentro de uma empresa, no artigo anterior foi tratado um escopo de otimização global dos processos de negócio, neste artigo serão apresentadas recomendações para os aspectos de automação, que resultam em ganhos significativos de performance em virtude do ganho de escala no processamento de transações, por exemplo.
Novamente enfatizando que são recomendações que utilizamos na KognaWorks para dar um direcionamento inicial para melhorias no negócio, é necessária uma ponderação sobre quais recomendações são cabíveis para cada situação.
Dentre as recomendações para a parte de automação de processos, temos:
- Verificar se o processo é realizado um número elevado de vezes todo dia ou semana. Isso é um indicador relevante para a determinação de se um processo deve ser automatizado ou não, pois em situações em que um processo é executado pouquíssimas vezes, o esforço e o custo de se automatizar o processo se torna elevado demais para compensar economicamente. Existe uma exceção que é o ponto seguinte.
- Se o processo for executado poucas vezes, avalie se o valor agregado dele é elevado. Processos de alto valor agregado, mesmo que executados poucas vezes, justificam um esforço de automação, em virtude do valor a ser obtido.
- Avaliar opções como serviços em nuvem, terceirização de processos de baixo valor agregado ou realocação de infra-estrutura. Essas opções costumam reduzir significativamente o custo operacional de manter a infra-estrutura tecnológica na sua empresa.
- Em processos em que a automação não é viável, avalie a possibilidade de automatizar partes do processo. A KognaWorks possui clientes com processos contábeis extremamente complexos para serem processados completamente por máquinas, então as automações criadas foram no sentido de verificar erros nas operações realizadas pelos contadores ou mesmo apontar ou auxiliar os contadores a realizarem da melhor forma o seu trabalho.
Quanto a avaliação da viabilidade de se implementar automações na sua empresa, é aconselhado ter o acompanhamento de uma consultoria especializada em tecnologia e em negócios, pois a avaliação e a definição das métricas de retorno e de sucesso variam caso-a-caso.
Na próxima parte deste artigo, serão apresentadas algumas grandes tendências na parte de redução de custos, incluindo alguns riscos e oportunidades.
Rafael Matsuyama